Home Page


Este meu livro é dedicado a todos os meus filhos, Ana Paula, Maria Tereza, António Jorge e Carlos Manuel, aos meus netos e ainda aos meus irmãos, meus sobrinhos, e às gerações vindouras.

Foi minha intenção fazer desfilar nas páginas deste escrito, alguns dos principais episódios da vida dos meus pais, desde o dia em que se conheceram até ao seu falecimento. Este modesto trabalho, será dividido em duas partes. Na primeira irei até à morte de meu pai e na segunda tentarei descrever o que vivemos desde o dia seguinte ao seu funeral, até à morte de minha mãe.

O livro procura ser o relato do amor que sempre nos rodeou e com o qual foram criados os filhos e netos, procurando transmitir às gerações futuras uma forma de estar na vida em família, que hoje se considera fora de moda, mas que permitia que as famílias fossem mais unidas, e se ensinava que o bem mais precioso que Deus concedeu ao Homem é a própria vida, que deve ser preservada com respeito pela mãe Natureza e amor pelo semelhante.

Ao decidir escrever o livro "Uma vida ... Uma família" além de reunir recordações, foi minha intenção contribuir para a pesquisa e consolidação das raízes das famílias Leal e Soares de Brito, Portugal e Cabo Verde unidos num abraço que se estendeu pelas matas e "anharas" de Angola.

Este escrito é também a tentativa de pôr no papel algumas pinceladas de côr no quadro representando o dia a dia da família Leal, dos que nasceram, viveram, amaram e alguns morreram, procurando contribuir com generosidade, vertendo sangue e lágrimas, para o engrandecimento da nossa querida e nunca esquecida Angola, hoje um enorme cemitério colectivo de corpos dilacerados pela guerra e um amontoado de ruínas, em locais onde nasci, brinquei como menina e amei como mulher. Que Deus perdoe a quem não sabe perdoar.



Cacém, 18 de Dezembro de 1998.

Maria do Carmo Soares Leal Maia






>>